YOKO ONO

 FELIZ ANIVERSÁRIO YOKO ONO 

Completando 90 anos de idade no último 18 de Fevereiro, Yoko Ono, artista plástica, cantora, compositora e viúva de John Lennon, vem nos lembrar da importânca do ex-Beatle e dela própria para a Cultura POP . 



Vamos imaginar, por  um minuto, que Jhon Lennon jamais tivesse conhecido Yoko Ono . Entre especulações dos caminhos que os Beatles teriam tido, e a própria carreira solo do ex-Beatle, uma coisa seria certa :  Jhon Lennon não teria em sua vida e obra, dado vazão a toda a sua talentosa rebeldia, que nos trouxe canções que se tornaram hinos de paz, amor e liberdade , 


Até conhecer Yoko, Lennon era refém de um casamento com Cynthia Powell ( 1939-2015 ) , onde o fruto dessa união, trouxe o primogênito do casal, Julian Lennon. O músico garantia que tinha casado com Cynthia apenas por que ela estava grávida e, o filho, um resultado de “ um sábado a noite “ . 


Com a oportunidade de se libertar da moldura de marido e pai, a artista e mulher Yoko Ono trouxe para a sua vida , um crepitar artístico e faíscas de liberdade, que ele precisava, para o incêndio que estava preso na sua garganta . 


Artista de vanguarda, igualmente casada e com uma filha, Yoko Ono fazia uma exposição de suas mais recentes obras na Indica Galery, em Londres, o ano era 1.966 e o mês, novembro. Uma  das peças da sua exposição, permitia que , o visitante martelasse um prego na mesma, colaborando para a sua construção . 

Jhon achou a idéia fantástica e quis conhecer melhor a mentora da idéia e…foi amor a primeira vista . 


Ambos providenciaram a separação de seus pares, registraram o início do romance em uma trilogia musical e experimental ( “ Unifinished Music ‘ ), apareceram nús em capa de disco, abriram a sua lua de mel para a imprensa, como forma de protesto a Guerra do Vietnâ e ufa !!!  Se tornaram uma referência artística e mundial . 


Mas claro, tanta exposição, trouxe também seus problemas e incompreensão por parte de alguns . 


Completamente apaixonado, Jhon dedica-se ao extremo á companheira , misturando a relação á sua produção musical, incluindo a companheira nas gravações do “ Album Branco “ (1.968) e tinha o claro desejo que, Yoko Ono se tornasse o “ Quinto Beatle “ . 


Diante da resistência em aceitar Yoko no dia a dia da banda, somando os conflitos internos, administrativos e de criatividade, Lennon se afasta cada vez mais da banda, foca cada vez mais na relação, até declarar em 1.970 que “ o sonho acabou “ . 



Era o fim dos Beatles e consolidação da parceria Jhon e Yoko. 


A partir daí Yoko também se tornara “ persona non grata “ entre os milhões de fãs dos Beatles e de Lennon, acusada de separar o quarteto, de ser responsável por alguns deslizes na carreira solo de Jhon, como o álbum duplo “ Some Time in New York City “ ,  onde as faixas cantadas por Yoko, ofuscam o total da obra . 


Na intimidade, Yoko foi a responsável por ter dado sentido a vida pessoal de Jhon, na música a inspiração para muitos de seus maiores sucessos . 


Mas, ao se lançar na carreira fonográfica, com produção própria e indicação do marido para a gravadora, Yoko expôs a carreira de Lennon, sob os olhares mais severos dos críticos e o abandono de alguns fãs . 


Quando Jhon Lennon lançou seu primeiro disco solo , Jhon Lennon - Plastic Ono  Band, Yoko também lança Yoko Ono - Plastic Ono Band, praticamente com capa e contracapa idênticas. 


Se o disco do líder dos Beatles  se tornou um clássico do Rock, com alguns sucessoos como “ Mother “ e “ God “ , o de Yoko fica difícil de ouvir até o final. Ela leva para o estúdio, todo o experimentalismo das artes plásticas, sem se importar muito com o mercado musical e com os ouvidos de quem poderia comprar o disco.


Sem ser indiferente a sua formação musical em paralela ás artes plásticas, Yoko domina e dizem, muito bem, o piano, sua voz e interpretação estavam longe de serem admiradas pelas preferências do mundo pop nos anos 70. 


Mas, justiça seja feita, nos discos posteriores, vale a pena citar “ Aproximately Infinite Universe “  e  “ Feeling the Space “ , discos em que, a artista aparece cantando melhor e havia até quem dizia que, ela enfm, estava aprendendo algo com  marido . 


De 1.975 a 1.980, Jhon se afasta da produção musical e do público, levando uma vida reclusa, cuidando do filho, Sean Lennon, da casa, fazendo paẽs e aprendendo a pilotar navios . 

Até que um dia, nesse período, ele ouve “ Rock Lobster “ , música da lendária banda “B52s” , acha a música muito parecida, em estilo, com as que Yoko compunha nos anos 70 e foram ignoradas pelo público . Essa audição,  o  inspira para produzir aquele que seria seu derradeiro trabalho em  vida . 


“ Double Fantasy “  é lançado em Novembro de 1.980 . Iniicialmente é cercado de expectativas, por ser um novo material do ex-Beatle em cinco anos, mas é ignorado pela crítica e público, por um lado, por mostrar um Jhon Lennon pacificado e de vida doméstica, sem a rebeldia que inspirou a tantos. Por outro, e talvez o que tenha mais pesado, pela participação de Yoko Ono . 


Com a comoção da morte de Jhon Lennon, em 08 de Dezembro de 1.980, quase um mês após o lançamento do disco, “ Double Fantasy “ é aclamado como a obra prima do casal.

Diante disso, Yoko foi aceita pelos admiradores de Lennon, por estar a frente do espólio do músico, ter seguido com dignidade a sua vida, teve seus discos reeditados e muitos a consideram uma percussora de estilos musicais que surgiram bem depois . 


Acredito que o tempo fez justiça a artista plástica, cantora, compositora, esposa, companheira e mãe Yoko Ono  . 


MUITAS FELICIDADES A VOCÊ  YOKO !!!! 


Silvio Tadeu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Instituto do Samba” lança série “Samba Comentado”

“Instituto do Samba” lança série “Samba Comentado” do Grupo Especial do RJ Os 12 sambas de 2024 do RJ explicados em formato de vídeo, mostra...