ESPIRITUALIDADE

 

EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO E DA PERFEIÇÃO

Domingo de Páscoa, dia que encerra o ciclo da Quaresma e o da Semana  Santa, passamos a refletir sobre os diversos simbolismos que cercam a vida e a fé em Jesus Cristo .

Um dos seus maiores símbolos já virou até filme protagonizado pelo personagem arqueólogo e caçador de aventuras, Indiana Jones,  em“ Indiana Jones e a Ùltima Cruzada “ .

Estamos falando do “ Cálice Sagrado “ , cálice usado por Cristo na última ceia antes de ser preso, também conhecido como  “ Santo Graal “ , palavra de raiz franco-espanhola que significa “sangreal “  ou “ sangue real” .

A história do cálice começa com José de Arimatéia, o hebreu rico que se encarregou de sepultar o corpo de Cristo, após a crucificação .

Enquanto lavava o corpo de Jesus, José recolheu seu sangue, que vertia das feridas no cálice .

Após o desaparecimento do corpo de Jesus, José é acusado de o ter roubado , é preso, deixado em uma cela sem qualquer   alimento.

Milagrosamente sobrevive, graças a uma pomba, que entra diariamente em sua cela e deposita no cálice uma hóstia .

Cristo aparece a ele na prisão, confia-lhe a guarda do cálice, inicia-o em alguns mistérios sagrados e desaparece .

Segundo algumas versões José de Arimatéia é libertado nos anos 70 , vai para o exílio com alguns seguidores, Grâ- Betanha, onde funda a primeira igreja cristá em Glastonbury, onde a guarda do cálice passa para seu cunhado Bron .

 

A partir daí a luta dos cristãos da Idade Média é buscar o paradeiro do Cálice Sagrado, onde as lendas de cavaleiros se confundem com a fé .

Os Cavaleiros do Rei Artur e da Ordem dos Templários se destacam na busca e na guarda do Graal .

O simbolismo aparece, onde até mesmo Maria Madalena, seguidora e testemunha da ressurreição de Jesus é representada pelo cálice .

Sua estória também se confunde com lendas celtas , onde um caldeirão mágico garantia a ressurreição dos mortos .

Alguns tomam o cálice de ágata que está na Catedral de Valência, na Espanha , como aquele que teria servido Cristo na Última Ceia, se tornando portanto, um importante centro de perigrinação, apesar da Igreja Católica não endossar o culto ao cálice, por estar envolvido em lendas medievais.

Em tempos modernos , a busca do cálice se tornou o símbolo da busca do homem pela perfeição, a partir do momento que Parsifal deixa a família para seguir com os cavaleiros do Rei Artur em busca do cálice e descobre a vida .

Buscar o divino e transceder a vida profana é o caminho de todo mortal, que jamais poderá se privar de sair da sua zona de conforto e almejar o  conhecimento maior contido no cálice .

Algumas lições que o Cálice tem a nos ensinar : 

1.    No Cálice  Cristo dividiu o vinho com os apóstolos na Última Ceia, antes de ser preso . Que saibamos dividir os bons momentos com as pessoas que amamos. Pois os instantes seguintes são incertos.

 

 

2.    José de Arimatéia colheu o sangue de Cristo no Cálice . Apesar da morte , Jesus nos deixou um legado de fé e ensinamentos . Não se preocupe com a morte, ela é certa, se preocupe com o que você deixará na lembranças das  pessoas .

3.    Parsifal e os cavaleiros da Idade Média , deixavam o conforto da vida familiar para buscar o Cálice Sagrado . Saia sempre da sua zona de conforto se ela não te faz evoluir e busque sem medo aquilo que lhe fará crescer .

4.    O Cálice Sagrado virou uma lenda sem jamais ser encontrado, mas a fé em sua existência e lição permanecem . Sua fé será sempre questionada . Mas se ela te sustenta permaneça nela sem se importar com o que dirão .

 

                     Desejamos a todos uma  Feliz Páscoa !!!!

 

 

3 comentários:

  1. Um pouco mais de conhecimento utilissimo e pertinente para esse momento!
    Gratidão Sílvio.
    Feliz Páscoa à todos!

    ResponderExcluir
  2. Show! Mto bom texto, reflexão e um bom incentivo a mudanças de pensamentos e comportamentos! Parabéns Silvio!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação de todos

    ResponderExcluir

“Instituto do Samba” lança série “Samba Comentado”

“Instituto do Samba” lança série “Samba Comentado” do Grupo Especial do RJ Os 12 sambas de 2024 do RJ explicados em formato de vídeo, mostra...