COMPORTAMENTO

 Você sofre de Escravidão Empresarial?

Por : Valdez Monterazo 

Ditado popular: Quer que algo saia bem feito? Faça você mesmo.

Embora a sabedoria popular muitas vezes acerte em cheio, neste caso ela não poderia estar mais errada.

Se pensarmos a respeito, os negócios começam com um empreendedor que faz as coisas sozinho à medida que o negócio vai crescendo.



Isso significa que a maioria das atividades chave da empresa ficam na cabeça do empreendedor e por isso, se ele não vai na empresa, a empresa simplesmente para de funcionar.

É isso o que se chama de Escravidão Empresarial.

Antes de seguir em frente e entender mais sobre isso, e principalmente, como se livrar da escravidão empresarial, pare e reflita:

Você sofre de Escravidão Empresarial?

Com a resposta em mente, te convido a prestar muita atenção no remédio para esse mal que atinge a maioria dos empresários.

Deixar de ser escravo do próprio negócio envolve a combinação de 3 elementos fundamentais.

1. Processos claros e simples

É necessário que o empreendedor diga exatamente o que precisa ser feito e descreva em etapas como fazer de uma maneira lógica. 

Os processos devem estar tão claros que se você sair por um mês, outras pessoas possam seguir as instruções e rodar o negócio de maneira excelente.

2. Pessoas capacitadas para executar os processos

Uma vez descrito os principais processos de uma determinada área, é imprescindível que as pessoas que irão executá-lo sejam treinadas e capacitadas adequadamente.

Você não pode esperar que ninguém faça nada em sua empresa até que você as tenha treinado e até que elas demonstrem que são competentes.

3. Gestão sobre o time e processos

Por fim, é imprescindível que o empreendedor exerça gestão sobre os processos e pessoas que executam eles. Ou seja, ser capaz de supervisionar e medir os resultados alcançados pelo time para que a excelência seja alcançada.

Quando um processo é estabelecido, e pessoas são capacitadas para fazê-lo, o empreendedor pode se livrar da necessidade de executar uma determinada tarefa e ter a confiança de que alguém a fará com a qualidade desejada.

Já imaginou ter esse tipo de liberdade em sua empresa?

Nesse sentido, vale a pena adotar a perspectiva de olhar sua empresa como um consultor externo, como se o negócio fosse um protótipo de uma franquia e nesse sentido, sistematizar e automatizar cada parte do negócio para que mesmo uma pessoa comum, com uma educação limitada, possa fazer as atividade corretamente, mesmo sem sua presença.

Diante dessa perspectiva, te convido a fazer a seguinte reflexão:

Que atividades ou áreas de sua empresa poderiam ser organizadas em termos de processos?

Ao criar processos simples, capacitar pessoas para executá-los e exercer gestão sobre tudo isso, o empresário ganha a possibilidade de ter mais lucratividade e, principalmente, liberdade de tempo para si mesmo.

Por sinal, esse é exatamente o resultado esperado de um programa de coaching de negócios, proporcionar mais liberdade e resultados financeiros através da implementação de processos de gestão eficazes ao desenvolver competência empresariais no empreendedor.

Acontece que no mundo dos negócios se você quer que algo seja feito com excelência, você precisa de um processo definido e de alguém capacitado para executá-lo.


Perguntas mais importantes dos negócios:

VENDAS:

- O que será vendido?

Listar cada produto que você vende.

Determinar o volume de vendas de cada produto.

Determinar o custo de produção de cada produto.

Determinar o custo de marketing e vendas por produto.

Determinar o custo administrativo por produto.

Determinar o custo de mão de obra.

Determinar o custo de defeitos, manutenção e perdas.

Determinar o lucro por produto de cada produto.


- Para quem será vendido?

Essa é a grande pergunta do marketing, diz respeito ao perfil do cliente ideal.

Envolve perfil o perfil demográfico: Idade, educação, renda, formação, cargo; 

e o perfil psicográfico: dores, medos, anseios, esperanças, tendências, vontades, necessidades;

Benefícios que o cliente adquire: Resultados, soluções para seus problemas, o que o produto faz para melhorar o produto ou vida do cliente?

- Por quem será vendido?

Quem estará em contato com o cliente?

EVITAR A SOBREPOSIÇÃO DE FUNÇÕES

O que será dito para o cliente?

Qual script os vendedores seguirão palavra a palavra?

Você pode triplicar as vendas ao sistematizar o processo de vendas (metodologia de vendas).

Em sua empresa nada acontece até que alguém venda algo para alguém!

- Como será vendido?

Processo de captação de clientes (Marketing)

1. Anúncios e propagação da mensagem central de marketing.

Mensagem central de marketing: Proposta única de valor.

Proposta única de valor: Razão específica pela qual alguém deveria comprar de você e não de qualquer outra pessoa.

O que há de único, diferente, exclusivo, especial, superior, excelente em seu produto que ninguém pode oferecer igual? 

Esse é o eixo pelo qual todo o marketing gira em torno. (A mensagem central)

2. Determinar a melhor forma de alcançar o cliente ideal. Escolher como, onde e quanto vou gastar ao anunciar.

Quanto é o meu custo de aquisição de clientes? Quanto estou disposto a pagar para anunciar?

Atraio dois tipos de pessoas ao anunciar: Lead (interesse e resposta ao anuncio) e comprador.

- Por qual preço será vendido?

Quando será cobrado?

Determinar os descontos especiais para grandes contratos ou volume.

Qual o tempo de vida do cliente? (Lifetime Value)

Revise seu preço constantemente, principalmente diante de quedas de preço.

- Como o produto será pago?

Que tipo de pagamento será aceito?

Quais os termos do contrato?


Processo de vendas Completo Até aqui

Operação

- O que será produzido?

Criar uma lista de cada produto a ser produzido e entregue.

- Como será produzido?

Liste cada etapa de produção, desde o início até o produto final.

Faça de forma tão detalhada que qualquer pessoa poderia fazer, mesmo com experiência e habilidades limitadas.

- Como será entregue/executado?

Faça o mapeamento de cada etapa do processo de entrega do produto e execução do serviço, desde o momento em que o cliente faz o pedido até o momento em que o recebe.

Determinar: quanto tempo demora cada etapa? Quem a executará? Quanto custa? Quais os principais problemas e possíveis soluções?

- Qual a política de consertos, devoluções e atendimento ao cliente?

Compras e aquisições

- O que comprar?

- Onde comprar?

- Com quem falar?

- Como faço o pagamento?

- Como recebo?

Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. 

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